PREFEITURA CONVIDA POPULAÇÃO PARA AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE MOBILIDADE

11/05/2018

Está marcado para esta segunda-feira, dia 7 de maio, o início de uma jornada para revisão e discussão do desenvolvimento de Itapoá, tendo como objetivo final, a elaboração do Plano Municipal de Mobilidade Urbana. A Prefeitura de Itapoá convida todos a participar dos seminários temáticos e, posteriormente, da Audiência Pública (a segunda), como exige a Lei Federal 12.587/12, que institui as Diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana.

Os encontros serão realizados na Casa da Cultura entre os dias 7 e 11 de maio, sempre das 9h00min às 11h00min, abordando diariamente um tema: Sistema Viário e Tráfego; Uso e Ocupação do Solo; Meio Ambiente e Patrimônio; Transporte Coletivo e Escolar; e Transportes Ativos e Acessibilidade. A Audiência Pública será no dia 15 de maio, das 9h00min às 12h00min, também na Casa da Cultura.

Com suas diferenças em economia, população, dinâmica e urbana, Itapoá e os outros municípios da região nordeste de Santa Catarina estão com este desafio pela frente: planejar o futuro!

O conceito de mobilidade urbana evoluiu ao longo das últimas décadas. Antes centrado no transporte individual motorizado, hoje, o planejamento da mobilidade deve atender, prioritariamente, as necessidades das pessoas com foco em modos alternativos e coletivos de transporte. De acordo com a legislação, o Plano de Mobilidade deve ser integrado ao Plano Diretor de um município, incorporando os novos princípios de uma mobilidade mais sustentável.

Os seminários temáticos, esses que serão realizados na Casa da Cultura, são etapas propositivas para revisão e discussão do desenvolvimento urbano, possibilitando a implantação de novas políticas fiscais, econômicas e administrativas do Uso e Ocupação Territorial.

Os pontos críticos

Técnicos e especialistas da Secretaria de Planejamento e Urbanismo de Itapoá levarão aos seminários, informações que poderão embasar as discussões. Dilemas próprios do Município também serão revelados pela Secretaria de Planejamento, caso do cruzamento da avenida Pérola do Atlântico com a avenida Zilda Arns. Outros pontos críticos que serão abordados serão o cruzamento da avenida Ana Maria Rodrigues de Freitas com a Rua do Príncipe, a rotatória da avenida Celso Ramos, o Binário dos Pioneiros (Balneário Itapoá) e a rodovia SC-416 (APM).

Para reflexão

O sistema viário da cidade promove a mobilidade urbana? Como está a segurança viária? O transporte de carga está compatível com o sistema viário? Já podemos pensar em sistemas de transportes integrados, como hidroviários ou aeroviários? Hoje, qual é o sistema de transporte que tem preferência na cidade? Quais as mudanças a serem promovidas? E como serão promovidas?

Um novo conceito está traduzido na Política Nacional de Mobilidade Urbana, estabelecendo diretrizes para a construção de cidades mais conectadas e sustentáveis. Participe dessa jornada. Com a formação de grupos de trabalho, o Município terá representatividade popular na hora de elaborar o seu projeto para o futuro.

SEMINÁRIOS TEMÁTICOS

Dias 7, 8, 9, 10 e 11 de maio, na Casa da Cultura, das 9h00min às 11h00min. Audiência Pública dia 15 de maio, das 9h00min às 12h00min, na Casa da Cultura.

Está disponível para download, todo o material dos primeiros seminários temáticos e da 1ª Audiência Pública, no site da Prefeitura de Itapoá, com link direto disponível clicando aqui.

Da Prefeitura de Itapoá, com adaptação da Tribuna de Itapoá.

0 Comentários

Adicione um comentário

Aplicativos


 Locutor no Ar

Itapoá FM

Melhores da Itapoá FM

Peça Sua Música

Name:
E-mail:
Seu Pedido:


Top 5

01.

Fernando & Sorocaba

Terapinga

02.

Felipe Araújo

Amor da sua cama

03.

AnaVitória Part. Matheus e Kauan

Fica

04.

Pe. Fabio de Melo

Trem Bala

05.

Aline Barros

Ressuscita-me

Apoiadores Culturais