PREFEITURA CONVIDA POPULAÇÃO PARA AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE MOBILIDADE

11/05/2018

Está marcado para esta segunda-feira, dia 7 de maio, o início de uma jornada para revisão e discussão do desenvolvimento de Itapoá, tendo como objetivo final, a elaboração do Plano Municipal de Mobilidade Urbana. A Prefeitura de Itapoá convida todos a participar dos seminários temáticos e, posteriormente, da Audiência Pública (a segunda), como exige a Lei Federal 12.587/12, que institui as Diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana.

Os encontros serão realizados na Casa da Cultura entre os dias 7 e 11 de maio, sempre das 9h00min às 11h00min, abordando diariamente um tema: Sistema Viário e Tráfego; Uso e Ocupação do Solo; Meio Ambiente e Patrimônio; Transporte Coletivo e Escolar; e Transportes Ativos e Acessibilidade. A Audiência Pública será no dia 15 de maio, das 9h00min às 12h00min, também na Casa da Cultura.

Com suas diferenças em economia, população, dinâmica e urbana, Itapoá e os outros municípios da região nordeste de Santa Catarina estão com este desafio pela frente: planejar o futuro!

O conceito de mobilidade urbana evoluiu ao longo das últimas décadas. Antes centrado no transporte individual motorizado, hoje, o planejamento da mobilidade deve atender, prioritariamente, as necessidades das pessoas com foco em modos alternativos e coletivos de transporte. De acordo com a legislação, o Plano de Mobilidade deve ser integrado ao Plano Diretor de um município, incorporando os novos princípios de uma mobilidade mais sustentável.

Os seminários temáticos, esses que serão realizados na Casa da Cultura, são etapas propositivas para revisão e discussão do desenvolvimento urbano, possibilitando a implantação de novas políticas fiscais, econômicas e administrativas do Uso e Ocupação Territorial.

Os pontos críticos

Técnicos e especialistas da Secretaria de Planejamento e Urbanismo de Itapoá levarão aos seminários, informações que poderão embasar as discussões. Dilemas próprios do Município também serão revelados pela Secretaria de Planejamento, caso do cruzamento da avenida Pérola do Atlântico com a avenida Zilda Arns. Outros pontos críticos que serão abordados serão o cruzamento da avenida Ana Maria Rodrigues de Freitas com a Rua do Príncipe, a rotatória da avenida Celso Ramos, o Binário dos Pioneiros (Balneário Itapoá) e a rodovia SC-416 (APM).

Para reflexão

O sistema viário da cidade promove a mobilidade urbana? Como está a segurança viária? O transporte de carga está compatível com o sistema viário? Já podemos pensar em sistemas de transportes integrados, como hidroviários ou aeroviários? Hoje, qual é o sistema de transporte que tem preferência na cidade? Quais as mudanças a serem promovidas? E como serão promovidas?

Um novo conceito está traduzido na Política Nacional de Mobilidade Urbana, estabelecendo diretrizes para a construção de cidades mais conectadas e sustentáveis. Participe dessa jornada. Com a formação de grupos de trabalho, o Município terá representatividade popular na hora de elaborar o seu projeto para o futuro.

SEMINÁRIOS TEMÁTICOS

Dias 7, 8, 9, 10 e 11 de maio, na Casa da Cultura, das 9h00min às 11h00min. Audiência Pública dia 15 de maio, das 9h00min às 12h00min, na Casa da Cultura.

Está disponível para download, todo o material dos primeiros seminários temáticos e da 1ª Audiência Pública, no site da Prefeitura de Itapoá, com link direto disponível clicando aqui.

Da Prefeitura de Itapoá, com adaptação da Tribuna de Itapoá.

CONFIRA A EDIÇÃO DE MAIO DO ITAPOÁ NOTÍCIAS!

11/05/2018

CONFIRA A EDIÇÃO DE MAIO DO ITAPOÁ NOTÍCIAS!  

O final do mês de abril foi um período de homenagens em Itapoá. O aniversário da Cidade, celebrado no último dia 26/04, rendeu diversas manifestações cívicas, artísticas e culturais em referência ao Município. Nesta edição de maio do jornal impresso Itapoá Notícias, falamos um pouco disso. Está nas páginas 03 e 05, nas quais você poderá acompanhar uma matéria da nossa nova jornalista, a Luana Cristina, falando sobre Itapoá, outra sobre como foram as comemorações na Prefeitura (com o desfile cívico e apresentações culturais) e uma terceira com o que ocorreu na Câmara (com a sessão solene que concedeu honrarias a personagens que contribuíram com o desenvolvimento itapoaense).

Uma cidade é feita de quem acredita e investe nela, seja empreendendo ou trabalhando em prol do desenvolvimento local. Na seção “Itapoá Invest” deste mês, trazemos um pouco da história da Sperandio Imóveis & Arquitetura, que acreditou no Município e hoje se consolida em seu ramo de atuação. Está na página 04.

E falando em desenvolvimento, o Porto Itapoá não para de bater recordes. No dia 15 de abril, veio mais um, dessa vez no número de MPH (movimentos por hora) que perdurava desde 2015. Como está em fase de ampliação, novos recordes de produtividade do Terminal Portuário Itapoaense devem surgir com constância a partir de agora. Você fica sabendo mais na página 06.

Quem acompanha o Itapoá Notícias há mais tempo deve se lembrar de uma seção que tínhamos chamada “Viva Mais”. Ela voltou, mais encorpada, trazendo a visão de especialistas sobre os temas de saúde mais relevantes do momento. Confira o primeiro material desse retorno na página 08, em que a jornalista Luana Cristina, após conversa com a otorrinolaringologista Alessandra Loli, escreve sobre a relação do inverno com a gripe e o resfriado, tratando também da diferença entre os sintomas.

Na página 09, você vai se surpreender com a nossa matéria de capa. Uma bebê de apenas 15 dias de vida foi salva por uma policial militar que passou, por telefone, as orientações da técnica de tapotagem, possibilitando que a pequena Sophia se livrasse do afogamento pelo qual passava. Uma bela história, de emocionar. Todos os detalhes estão na página 09.

E falando em salvar vidas, a prevenção nunca é demais. Vai até o dia 1º de junho, a vacinação contra a gripe e o tétano, que ocorre em todo o País. Leia na página 10 e descubra se você se enquadra no público-alvo. No caso de se enquadrar, não deixe de se prevenir.

Os Concertos Matinais de Itapoá seguem emocionantes. Neste mês de maio, quem se apresentou foi o Coral da Lírica de Joinville. Quem esteve presente rasgou elogios ao que foi considerado um espetáculo perfeito em todos os detalhes. Quem não pode comparecer tem a oportunidade de ler um pequeno resumo desse grande momento cultural na página 12 desta edição do jornal. Em junho, dia 17, será vez do espetáculo Cinema & Metais, sucesso absoluto em 2017. É imperdível.

Alguém falou em cinema? Programação ideal para um tempo chuvoso… e por falar em chuva: o mês de maio começo com muita água caindo em Itapoá. Em 24 horas, choveu quase o dobro do previsto para o mês todo na Cidade. Saiba mais na página 15.

Aqui, você ainda fica sabendo das ocorrências policiais locais (página 16) e também aquelas atendidas pelo Corpo de Bombeiros da Cidade (página 17). As principais notícias da Prefeitura de Itapoá estão na página 18, enquanto na página 19, você vai ler que profissionais da Cultura de Itapoá estiveram conversando com a ministra interina da Pasta.

Garuva, como sempre, também está presente. Na página 22, falamos da “novela” que envolve o Contorno de Garuva, qual teve o prazo de conclusão das obras estendido de novo. Na página 23, um triste acidente em território garuvense, que resultou na morte de um motorista de ônibus.

Uma excelente leitura!

CLIMA ESQUENTA ENTRE VEREADOR E SECRETÁRIO EM AUDIÊNCIA PÚBLICA

10/05/2018

Odir Nunes partiu "para cima" do secretário municipal da habitação Romeu de Oliveira ¦ Foto Reprodução/OCP. 

Uma audiência pública com o objetivo de alcançar soluções aos moradores do Morro do Amaral, em Joinville, que vivem de maneira ilegal e correndo o risco de despejo há muito tempo, ficou marcada por confusão. Os ânimos se exaltaram a ponto do vereador daquela cidade Odir Nunes partir "para cima" do secretário municipal da habitação Romeu de Oliveira, precisando ser separados pelos moradores.

O estopim da confusão foi quando o secretário alertou aos moradores, que políticos se aproveitam de situações como aquelas em ano eleitoral para aparecer - Odir Nunes é pré-candidato a deputado estadual. Ele também questionou diretamente o vereador, por estar há quase 40 anos no mandato, inclusive, fazendo parte de alguns governos e nunca conseguiu solucionar o caso dos moradores do Morro do Amaral.

Já na Câmara de Vereadores de Joinville, Odir Nunes exigiu do prefeito, a exoneração do secretário.

Fonte: https://ocp.news/politica/vereador-tenta-agredir-secretario-municipal-em-audiencia-publica?utm_source=WP&utm_medium=G

CINCO PESSOAS SÃO PRESAS COM COCAINA EM ITAPOÁ

10/05/2018

Cinco pessoas são presas com cocaína em Itapoá e uma por desobediência e lesão corporal contra policial militar. 

Na noite do último sábado, 05, a guarnição policial realizava barreira policial na região de uma festa Have, onde segundo informações estaria ocorrendo o uso e venda de drogas.

Foram realizadas abordagens a veículos, motocicletas e pedestres, sendo que inúmeras irregularidades de trânsito foram flagradas, além de alguns termos circunstanciados por posse de drogas.

Sendo que em abordagem há um veículo Fiat/Palio com cinco ocupantes, sendo duas mulheres e três homens, um deles foi flagrado jogando pela janela um saco plástico contendo 23 pinos de cocaína.

Também durante a busca pessoal foi encontrado com uma das femininas uma porção de maconha com aproximadamente 2 gramas, com a outra duas porções também de maconha, com aproximadamente 1 gramas cada porção.

Ambos receberam voz de prisão e foram conduzidos a Delegacia da Polícia Civil para os devidos procedimentos.

Durante a abordagem ao Fiat/Palio, uma motocicleta que transitava na via recebeu ordem de parada, vindo a descumpri-lá, quando o condutor percebeu que não conseguiria furar o bloqueio, desceu da motocicleta e com o capacete nas mãos investiu contra os policiais, vindo a causar uma lesão na mão de um dos integrantes da guarnição, sendo que foi usada a força física necessária para conter a injusta agressão, o autor então recebeu voz de prisão e foi conduzido a Delegacia da Polícia Civil para os devidos procedimentos.

#Itapoá#ServirEProteger#PorPessoasDoBem#ParaObemDasPessoas#ApoieQuemTeProtege

Fonte: Polícia Militar de Itapoá

Aplicativos


 Locutor no Ar

Tiago Paese

Sonora 87

11:00 - 14:00

Peça Sua Música

Name:
E-mail:
Seu Pedido:


Top 5

01.

Fernando & Sorocaba

Terapinga

02.

Felipe Araújo

Amor da sua cama

03.

AnaVitória Part. Matheus e Kauan

Fica

04.

Pe. Fabio de Melo

Trem Bala

05.

Aline Barros

Ressuscita-me

Apoiadores Culturais