DestaquesSanta Catarina

Formação de novo ciclone pode causar instabilidades em SC nesta semana

Sistema de alta pressão atmosférica vai trazer ventos moderados a fortes entre 30 e 60 km/h

REDAÇÃO ND, FLORIANÓPOLIS

Um sistema de alta pressão atmosférica vai favorecer a formação de instabilidades, nesta segunda-feira (31), com ventos que vão soprar de moderados a fortes variando entre 30 e 60 km/h entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Um ciclone, que também é conhecido como sistema de baixa pressão atmosférica, deve se formar na noite desta quarta-feira (2) na Costa do Uruguai e causa a formações de área de instabilidade com rajadas fortes de vento entre o Litoral e a Serra catarinense.

Rajadas de vento pode variar entre 50 e 85 km/h em Santa Catarina – Foto: Willian Ricardo/ND

Segundo o site Climatempo, a velocidade do vento pode variar entre 50 e 85 km/h. Rajadas moderadas de vento, de até 50 km/h, também podem ocorrer na faixa Leste, mais afastadas da faixa litorânea de Santa Catarina.

Formação de sistema de baixa pressão atmosférica

Conforme o sistema de baixa pressão se aprofunda, diminuindo assim os valores da pressão atmosférica, e avança para o Sudeste, ele origina uma frente fria na quinta-feira (3) que avança entre a costa do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

As áreas de instabilidade associadas à frente fria e ao ciclone se formam entre o Litoral, Centro e Norte do Rio Grande do Sul. Há risco de chuva moderadas a fortes além de nuvens que se formam e descargas atmosféricas em Santa Catarina.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido. Todos os direitos reservados para Itapoá FM.
Fechar
Fechar