DestaquesSanta Catarina

Meteorologista diz que ciclone afetará pouco no Oeste de SC

Piter Scheuer destaca que a previsão para esta quinta-feira (3) é de aumento gradativo de nuvens com pancadas de chuvas passageiras na região

CAROL FIGUEIREDO , CHAPECÓ

Uma frente fria aliada a uma baixa pressão localizada em alto mar deve interferir nas condições do tempo em Santa Catarina, proporcionando ventos entre 50 e 70 km/h nas áreas altas do Oeste, Topo da Serra e Litoral Sul (cabo de Santa Marta), com intensidade moderada. As informações são do meteorologista Piter Scheuer.

A condição de ventos é normal para região – Foto: James Tavares/Secom

“O ciclone que está se formando está muito afastado da região Oeste, ou seja, afetará pouco.  A condição de ventos é normal para região”, rajadas em média entre 40/60 km/h na maioria das regiões com pontuais de 70 km/h no Litoral Sul. 

Piter diz que é preciso cautela no repasse de informações meteorológicas para não assustar a população sem necessidade.PUBLICIDADE

“Usamos critérios rigorosos e responsáveis na caracterização de ciclones ou outros eventos severos que podem trazer prejuízos ao Estado a fim de não banalizar os avisos e não alarmar a população sem necessidade. A experiência de muitos anos na previsão do tempo ensinou. Quando damos um aviso meteorológico na imensa maioria das vezes se confirma”, completa. 

Scheuer destaca que a previsão para esta quinta-feira (3) é de aumento gradativo de nuvens com pancadas de chuvas passageiras bem mal distribuídas ao longo no Oeste e Meio-Oeste, Litoral Sul e a Serra devido o deslocamento de uma frente fria de fraca atividade associada a um centro de baixa pressão em alto mar. Ventos de sudeste a nordeste, moderado/forte com rajadas na ordem dos 50/70 km/h.

Para a sexta-feira (4), a previsão é de uma frente fria de fraca atividade que provocará a formação de muitas nuvens com eventuais pancadas de chuva passageiras e mal distribuídas entre a madrugada e manhã, melhorando gradualmente a tarde e noite. Também ocorrerão ventos de sudeste a nordeste, fraco a moderado com rajadas na ordem dos 30/50 km/h. 

O sábado (5) será de chuvas no Litoral e tempo seco e quente no Oeste. Temperatura agradável no Leste e alta no Oeste. No domingo (6) serão registradas chuvas fracas e ocasionais no Litoral e tempo seco e quente no Oeste e Meio Oeste, a temperatura agradável no Leste e alta no Oeste.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido. Todos os direitos reservados para Itapoá FM.
Fechar
Fechar