DestaquesSanta Catarina

Pinguins voltam ao mar após período de reabilitação em SC

Aves partiram para a Patagônia, na Argentina, na manhã desta segunda-feira (3) quando foram soltas na praia do Moçambique, em Florianópolis

REDAÇÃO ND, FLORIANÓPOLIS

O projeto R3 Animal soltou 20 pinguins-de-Magalhães (Spheniscus magellanicius) na manhã desta segunda-feira (3), na praia do Moçambique, em Florianópolis. As aves foram resgatadas no litoral catarinense e levadas à reabilitação no Centro de Pesquisa, Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos.Animais foram soltos na manhã desta segunda-feira – Foto: R3 Animal/ReproduçãoAnimais foram soltos na manhã desta segunda-feira – Foto: R3 Animal/Reprodução

Este foi o primeiro grupo a ser liberado desde o início da temporada anual de migração dos pinguins, iniciada no outono e que vai até setembro, quando a espécie começa a fazer o caminho de volta até a Patagônia, na Argentina.

A presidente da Associação R3 Animal, médica veterinária Cristiane Kolesnikovas, explica que os pinguins que encalham nas praias, em sua grande maioria, são animais juvenis, estão em seu primeiro ano de vida e encaram pela primeira vez a longa viagem de migração.

Como são inexperientes, é comum que alguns animais tenham dificuldade em se alimentar, se percam dos bandos e fiquem debilitados, encalhando nas praias.

Conforme Kolesnikovas, também existem aqueles que interagem com petrechos de pesca. Mesmo não sendo alvo de pesca eles podem ser capturados acidentalmente.

Todos os pinguins passaram por exames complementares, realizaram o teste de impermeabilização das penas e receberam um microchip com um número de identificação.

Ainda estão em reabilitação 25 pinguins que, segundo a associação, logo devem estar aptos para voltar a natureza.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido. Todos os direitos reservados para Itapoá FM.
Fechar
Fechar